ImarPress

A BID outorga o Prémio International Star Award for Quality ao novo Aeroporto de Asgabate

O Turquemenistão inaugura o aeroporto mais avançado do Médio Oriente

O controlo biométrico mais avançado do mundo está em mãos do aeroporto turquemeno

A cabeça do pássaro é a entrada do novo aeroporto de Asgabate
O presidente do Turquemenistão, Gurbanguly Berdimuhamedow, inaugurou no passado dia 17 de Setembro o novo Aeroporto Internacional de Asgabate, uma obra faraónica com capacidade para receber 1.600 passageiros por hora. O aeroporto tem uma área total de 350.000 m2, incluindo um terminal VIP, um terminal de carga com uma capacidade de 200.000 toneladas por ano, uma torre de controlo (ATCT), hangares de manutenção e reparação, novas estações de abastecimento de combustível para jet, catering, estação de bombeiros, simuladores de voo, edifícios de administração, parque de estacionamento para 3.000 veículos, uma escola de aviação civil e um posto médico. Tudo isto ao mesmo tempo que se construía a pista de aterragem de 3.800 metros de comprimentos, exclusiva para os novos modelos de avião de dois andares, como o Airbus 380 e o Boing 747-8.

No entanto, talvez uma das características mais chamativas deste novo aeroporto seja o seu sistema de controlo biométrico, implementado nas alfândegas e nas zonas de faturação de bagagem. Os passageiros com passaportes biométricos, reconhecidos pelo governo de Turquemenistão, poderão aceder aos seus voos através de um sistema completamente mecânico, sem ter de interagir com nenhum funcionário humano das alfândegas.

Dentro do aeroporto, nos corredores, os hologramas e projeções com tecnologia laser mostram os horários dos voos bem como informação útil para todos os passageiros. 

Um holograma nos corredores do aeroporto.

O projeto, criticado por vários países ocidentais por considerá-lo "extravagante" – principalmente pelo seu elevado custo de 2.3 mil milhões de euros numa nação que não oferece vistos de viajante – recebeu também os elogios internacionais por representar um salto quântico na qualidade da aviação civil para os cidadão de Turquemenistão.

Com a forma de um falcão, uma ave nacional do Turquemenistão, o novo Aeroporto Internacional de Asgabate é uma obra maestra da arquitetura. Recebeu vários prémios internacionais de grande prestígio, entre eles um prémio do Livro Guinness dos Recordes – por ter a maior superfície decorativa do mundo em género de tapete nacional – e o prémio International Star Award for Quality da Business Initiative Directions, em reconhecimento pelo seu desenho magistral e a sua incrível funcionalidade.

A Business Initiative Directions é uma consultora internacional da qualidade, conta com mais de 30 anos de experiência dedicada a reconhecer, educar e promover a Cultura da Qualidade e a busca incansável da excelência, e que reconheceu também projetos emblemáticos como o Burj Khalifa (o edifício mais alto do mundo actualmente) com o Prémio BID à Qualidade.

Um oficial turquemeno da alfândega saúda os convidados à inauguração.
Ver mais sobre Galardonados BID: